top of page

Uma biotinta ideal cumpre três papéis principais.

Atualizado: 1 de set. de 2020

Vocês sabe quais são?

O desenvolvimento de bio-ligações para a bioimpressão continua sendo um desafio para a engenharia de tecidos, apesar da exploração vigorosa. Os hidrogéis a serem usados ​​como matrizes bioativas devem atender a uma exigente lista de requisitos, focados principalmente na capacidade de impressão e função da célula.

Avanços recentes no uso da química covalente supramolecular e dinâmica (DCvC) fornecem caminhos para o desenvolvimento de bioinks. Esses hidrogéis dinâmicos permitem personalização, maior desempenho de impressão e a criação de ambientes mais realistas para a maturação final do tecido.


Os principais papéis de uma biotinta ideal são: (1) manter a viabilidade celular, (2) ser "bioimprintável" e (3) estimular o comportamento celular positivamente.

Com mais detalhes, a biotinta deve manter a viabilidade celular, protegendo as células contra o estresse mecânico, permitindo boa difusão de nutrientes e biomoléculas e fornecendo os locais de adesão necessários (para tipos de células adesivas). Segundo, a biotinta deve ser mecanicamente compatível com a técnica de bioimpressão escolhida, possuindo o grau necessário de reopexia* / tixotropia** e viscosidade. Finalmente, a biotinta deve direcionar um comportamento celular específico, como a regeneração, osteogênese, angiogênese ou a prevenção da formação de tecido fibrótico. Essa instrução celular pode ser alcançada pela apresentação espacial-temporalmente controlada de biomoléculas, combinando propriedades mecânicas para a sinalização mecanobiológica ideal e mantendo a permissividade da matriz para permitir que as células migrem localmente, interajam e remodelem seu ambiente imediato.


*reopexia é o fenômeno do aumento da viscosidade aparente com o tempo de cisalhamento, à uma taxa de cisalhamento constante.


**tixotropia é a propriedade de fluidos não newtonianos de apresentarem uma relação de variação de viscosidade com o tempo, caracterizado pela diminuição da tensão de cisalhamento ou da viscosidade de um fluido com o tempo de aplicação de determinada taxa de cisalhamento.








128 visualizações0 comentário
bottom of page