O Método AL.I é uma abordagem inovadora na criação de alimentos inteligentes, focada na personalização de nutrientes e na introdução de novas texturas. Utilizamos tecnologia de impressão 3D avançada para reduzir o desperdício e transformar resíduos de alimentos em produtos nutritivos. Além disso, criamos formas e designs complexos, tornando a produção de alimentos mais eficiente. Atendemos às necessidades específicas de hospitais, restaurantes e indústrias, promovendo uma alimentação sustentável e criativa no food service.
É cada vez maior a conscientização sobre os impactos ambientais negativos da pecuária e as situações de maus tratos aos animais na cadeia produtiva. Só no Brasil, a procura por análogos de carne à base de vegetais cresceu 42,7% nos últimos cinco anos e já corresponde a um mercado de US$ 28 bilhões (Euromonitor International, 2019). Para a produção destes análogos de carne, a impressão 3D pode trazer vantagens, que são a mimetização da estrutura tridimensional, da textura e da aparência das carnes naturais.
Outra frente da bioimpressão alimentícia considera a utilização de células animais replicadas em laboratório para dar origem a carnes com sabor, aparência e textura mais similares às naturais, que atraia a parcela do público que concorda em não se abster do consumo de proteína animal, desde que isso não implique em sacrifício de animais, ou que seja feito com impacto ambiental reduzido.