Novo curso Veterinary Innovation promovido pela Bioedtech


No mês de novembro, a equipe da Bioedtech disponibilizará em sua plataforma EAD o novo curso "Veterinary Innovation". Esse é um curso voltado para profissionais, alunos e curiosos que desejam conhecer/atualizar os seus conhecimentos na área de Impressão 3D, Biofabricação e Bioimpressão voltados para o campo da veterinária.


Ao todo serão sete aulas ministradas por profissionais e empreendedores da área, confira abaixo os temas abordados:

  1. Modelagem 3D a partir de imagens médicas e suas aplicações - Aula ministrada pela profissional Amanda Amorin. Amanda é uma das referências nacionais em modelagem de peças cirúrgicas. Atualmente, é pesquisadora na Fiocruz e no Centro de Tecnologia da Informação (CTI Renato Archer).

  2. Bioimpressão 3D pet foods - Aula ministrada pelo empreendedor e pesquisador Fernando Garbelotti. Fernando é médico veterinário, com ênfase em Anatomia dos Animais Domésticos, Silvestres e Exóticos. É fundador e CEO da empresa Anatovet, especializada em impressão 3D de modelos pré-cirúrgicos aplicados à área humana e animal.

  3. Células tronco na medicina veterinária - Aula ministrada pela empreendedora e pesquisadora Luciana Figueiredo. Luciana é médica veterinária, com pós-graduação em EPIDEMILOGIA na ENVT, Toulouse-França. Mestre em Medicina Veterinária Preventiva e doutora em parasitologia. Atualmente, é sócia-fundadora da empresa CELLEN-Processamento e Armazenamento de Células-tronco LTDA. A CELLEN é uma empresa especializada no isolamento de células tronco para aplicação na medicina veterinária.

  4. Análise de Dispositivos 3D na Ortopedia Veterinária: Próteses, órteses e cadeiras de rodas em impressão 3D - Aula ministrada pela empreendedora Nathalia Ramos. Nathalia é médica veterinária e atualmente é fundadora da empresa Pineal Tecnologias 3D. A pineal produz cadeira de rodas personalizadas, próteses e órteses veterinárias e biomodelos. A Nathalia decidiu unir as suas duas paixões: Os animais e a engenharia mecânica e ela vai compartilhar a experiência dela na aula.

  5. Nanossensor optofluídico baseado em fibra ótica plástica para a detecção biológica - Aula ministrada pelo físico e pesquisador Ronan Santos. Ronan é bacharel em física pela UFRJ e atualmente é pesquisador do laboratório de Instrumentação e Fotônica. Em sua aula ele vai compartilhar como o uso de nanossensores pode otimizar a detecção de doenças que acometem os pets. Ele também vai falar um pouco do estudo in silico que ele faz, utilizando a simulação computacional como método preditivo!

  6. Bioimpressão na prática: Modelo ósseo de cachorro - Aula prática ministrada pelo profissional Carlos Eduardo Marques. Carlos é engenheiro mecatrônico e atualmente trabalha no desenvolvimento das bioimpressoras da Bioedtech. Nessa aula, ele realizará a bioimpressão de um modelo de radio de cachorros, utilizando a Bioender, a bioimpressora mais vendida da Bioedtech.

  7. Fundamentos 3D e a versatilidade da Bioimpressão: Com demonstração prática da tecnologia - Aula ministrada pela empreendedora, professora e pesquisadora Janaína Dernowsek. É um dos principais exemplos nacionais de empreendedorismo feminino na área de Bioimpressão e Biofabricação 3D. Janaína é formada em ciências biológicas, com mestrado e doutorado em genética. Atualmente, é empreendedora e pesquisadora na área de Bioimpressão 3D, Cofundadora, Diretora de Inovação na BioEdTech e Cofundadora e CEO na Quantis.

A coordenadora de Tecnologia Educacional, Letícia charelli, fala um pouco sobre as expectativas do time com relação a esse novo curso:

Desenvolvemos o Veterinary Innovation pensando em levar aos nossos alunos a oportunidade de aprender com profissionais e empreendedores da área, que já aplicam diversos conceitos; desde terapia celular, a impressão 3D e Bioimpressão.
Sabemos que o Brasil é um dos principais players mundiais no mercado pet e que este setor está continuamente em expansão. Sendo assim, a proposta desse curso é trazer para os alunos os novos conceitos e tendências de tecnologias de fronteira: Como a Bioimpressão, a Biofabricação e a Impressão 3D.
Além das aulas conceituais, com profissionais de referência, também nos preocupamos em levar a vocês uma experiência mais imersiva, onde o aluno possa ver o processo ocorrendo na prática e por isso também adicionamos as aulas demonstrativas.
A Bioedtech já vem trabalhando com a capacitação de profissionais desde 2018 e contamos com outras edições do "Innovation" voltados para as áreas de cosméticos, farmácia, odontologia e alimentícia. Agora, faremos para a área de veterinária e acreditamos que - assim como as edições anteriores - essa também será um sucesso!

E você, vai ficar de fora dessa? Não deixe de nos seguir nas redes sociais para saber mais notícias sobre o veterinary innovation



84 visualizações0 comentário