top of page

Confira como foi o curso presencial de BIOIMPRESSÃO 3D

O curso presencial de Bioimpressão 3D, realizado pela Bioedtech, ocorreu nos dias 7 e 6 de agosto, em Nova Lima, BH. Foram 16 horas de imersão no mundo da Biofabricação e Bioimpressão 3D.


O curso foi cuidadosamente planejado para que cada aluno conseguisse participar, colocando a mão na massa em todas as etapas do processo de Bioimpressão

Ao todo foram 10 aulas práticas, divididas em:

- Como funciona uma Bioimpressora na prática:

Nesta aula, apresentamos as máquinas desenvolvidas pela Bioedtch e discutimos os principais conceitos e fundamentos de uma Bioimpressora.

- Modelagem 3D e Introdução ao fatiamento:

Utilizamos os softwares Thinkercad, PrusaSlicer e PronterFace nessa prática. Onde cada aluno teve a oportunidade de modelar uma geometria, entender os passos básicos para o fatiamento bem sucedido e imprimir a própria geometria.

- Produção de organ-on-chip para a Biofabricação:

Para esta prática, dispositivos microfluídicos desenvolvidos especificamente para o cultivo 3D de esferoides celulares e organóides foram produzidos pelos próprios alunos. Ao final desta prática, todos os alunos puderam levar os dispositivos produzidos por eles.


- Produção de esferoides celulares como matéria-prima para Biotintas:

A produção dos esferoides celulares foi realizada utilizando a metodologia exclusiva desenvolvida pela Bioedtech. Através desta abordagem, é possível gerar mais de 700 esferoides por poço da placa, com baixo custo, eficiência e em pouco tempo.


- Formulação de Biotintas:

As principais formulações, utilizadas internacionalmente, foram ensinadas na prática. Biotintas compostas de alginato, gelatina, pluronic foram feitas pelos alunos e utilizadas no processo de Bioimpressão.


- Bioimpressão de estruturas tubulares:

Após aprenderem os passsos da modelagem e fatiamento, os alunos utilizaram as biotintas produzidas por eles para Bioimprimir estruturas similares a vasos.


- Bioimpressão de estruturas ósseas:

Os alunos aprenderam a formular uma biotinta estruturalmente resistente, que podem ser aplicadas em protocolos de Bioimpressão de construídos ósseos.


- Impressão 3D de estruturas alimentícias:

A impressão 3D de alimentos é um campo em alta e com grande potencial mercadológico. Sabendo da necessidade de capacitação nessa área, a Bioedtech desenvolveu uma aula prática voltada para a impressão de alimentos. Nesta aula, foram impressos doce de leite e sopa de legumes pelos próprios alunos.


- Bioimpressão de biomodelos educacionais:

Biomodelos anatomicamente similares, como orelha e nariz, foram bioimpressos pelos alunos.


- Análise de viabilidade do construído Bioimpresso:

Após o processo de Bioimpressão, é fundamental que a viabilidade do construído seja analisada. Nesta prática, os construídos Bioimpressos pelos alunos foram avaliados quanto a viabilidade nuclear e integridade da membrana plasmática.


Após o curso, ainda foram sorteados diversos brindes fornecidos pelos nossos apoiadores.


Além das aulas práticas, os alunos também podem contar com as aulas teóricas na nossa plataforma EAD. São mais de 40 horas de aula online, com discussões aprofundadas nos temas das aulas práticas.


Confira os registros do evento:



Não perca a oportunidade de se capacitar na área de Biofabricação e Bioimpressão 3D. Nos siga nas redes sociais para notícias da área e sobre os próximos eventos!



Apoio: Biotechtown; Merck, ThermoFisher, Creality.

96 visualizações0 comentário
bottom of page