top of page

Bioimpressão 3D híbrida para regeneração de cartilagem

Atualizado: 27 de ago. de 2019


3D bioprinting of hydrogel constructs with cell and material gradients for the regeneration of full-thickness chondral defect using a microfluidic printing head

O tecido osteocondral é um material bifásico constituído por cartilagem articular integrada no osso subcondral. A lesão desse tecido é altamente problemática, devido à sua incapacidade intrínseca de regenerar o tecido funcional em resposta a trauma ou doença. Além disso, a função do tecido é largamente conferida pela sua microestrutura e composição zonal compartimentada. Os tratamentos clínicos atuais não regeneram o novo tecido que recapitula essa estrutura zonal.

Consequentemente, o tecido regenerado muitas vezes carece de estabilidade a longo prazo. Para abordar esse problema crescente, um grupo de pesquisadores da Polônia, Itália e Noruega, estuda o desenvolvimento de biomateriais de engenharia de tecidos que imitam a organização da cartilagem zonal e a composição da matriz extracelular por meio do uso de um cabeçote de impressão microfluídica integrada com uma unidade de mistura, e incorporada em uma bioimpressora baseada em extrusão.


O sistema é concebido de modo que várias soluções possam ser entregues individualmente ou ao mesmo tempo, e rapidamente misturadas na cabeça de extrusão sendo depositadas através de um bocal coaxial. Isso permite a deposição de camadas ou gradientes contínuos de estímulos químicos, mecânicos e biológicos, e fabricação de scaffolds com fidelidade de forma muito alta e viabilidade celular apropriada.



Usando esse sistema híbrido de bioimpressão, o grupo desenvolveu construto (tecido engenheirado) de hidrogel com células, recapitulando a estrutura em camadas da cartilagem, nomeadamente, cartilagem hialina e calcificada.




O construto (tecido engenheirado) foi montado a partir de duas biotintas especificamente formuladas para imitar as matrizes extracelulares presentes nos tecidos alvo e para assegurar a resposta biológica desejada das células mesenquimais derivadas da medula óssea humana (hBM-MSCs) e condrócitos articulares humanos (hACs).



Protocolo
Delineamento experimental realizado no trabalho. Esquematizado por Janaina Dernowsek.

Construções homogêneas e gradientes foram completamente caracterizadas in vitro quanto à viabilidade celular a longo prazo e expressão de marcadores hialinos e hipertróficos por meio de PCR quantitativo em tempo real e coloração imunocitoquímica. Após 21 dias de cultura in vitro, o grupo observou a produção de matriz específica de cartilagem. A análise por PCR demonstrou a expressão regulada positivamente de marcadores hipertrófico na região equivalente à zona da cartilagem calcificada, mas não no construto heterogêneo de gradiente. O potencial regenerativo foi avaliado in vivo em modelo de rato Wistar. A análise histológica da tróclea de rato lesada cirurgicamente, revelou efeito benéfico dos scaffolds bioimpressos na regeneração do defeito osteocondral quando comparado ao controle não tratado.


A plataforma apresentada será altamente adequada para projetar modelos avançados de tecidos / órgãos caracterizados por propriedades transitórias - em termos, por exemplo, da composição de células e materiais. Sistemas híbridos como esse estão sendo desenvolvidos no Brasil também, e em breve teremos ferramentas de bioimpressão ainda mais otimizadas e adequadas para a construção de tecidos e órgãos complexos.

 

Principal referência utilizada na matéria:

3D bioprinting of hydrogel constructs with cell and material gradients for the regeneration of full-thickness chondral defect using a microfluidic printing head. clique aqui!


Como citar essa matéria:

DERNOWSEK, JA. Plataforma de bioimpressão de baixo custo para análise de tumores e organoides. Blog BioEdTech. São Paulo, 02 maio 2019. Disponível em: <https://www.bioedtech.online/blog/bioimpressão-cartilagem> Acesso em: 16 jun. 2019.


 


Gosta da área de Bioimpressão? Saiba que você pode iniciar na área com equipamentos de baixo custo desenvolvidos pela BioEdTech.

Não perca os cursos exclusivos da BioEdTech, focados diretamente nos desafios da área. Agora com o apoio da Merck do Brasil, empresa líder em produtos químicos e farmacêuticos.

Venha bioimprimir com a gente...próximos cursos 04 e 05 de setembro em SP e 14/09 em Ribeirão Preto, uma verdadeira IMERSÃO EM PRÁTICAS DE BIOIMPRESSÃO. Clique aqui!


Pesquisadora Janaina Dernowsek - sabia mais sobre sua trajetória aqui!


261 visualizações0 comentário
bottom of page