Estratégias para impressão complexa de tecidos e órgãos .
Na bioimpressão, a resolução de impressão representa o material depositado nos eixos x e y, enquanto a dimensionalidade define a resolução estrutural das construções, podendo ser definida como a resolução no eixo z. A resolução de impressão, juntamente com a dimensionalidade, contribui para a fidelidade geral da forma das construções bioimpressas. Devido aos diferentes processos de fabricação na formação de unidades fundamentais (voxels), a definição de capacidade de impressão difere para cada técnica de bioimpressão. Outro aspecto da resolução é o posicionamento espacial das células dentro de cada unidade fundamental de construção.
A proximidade das células no microtecido biompresso afeta os resultados fisiológicos significativamente. O segundo aspecto das tecnologias de bioimpressão é a capacidade de controlar a fidelidade da forma. Diferentes estratégias têm sido usadas para melhorar a construção de um tecido. Entretanto, devemos levantar a questão - o quanto a forma é essencial para a sua aplicação biológica? É claro que para tecidos com funções estruturais e mais rígidos como osso e cartilagem isso é essencial. Mas, e para tecidos metabólicos "soft", o quanto a forma é primordial?
Por fim, mover-se em direção à impressão de tecidos complexos envolve a adição de funcionalidades à construção bioimpressa - e isso é muito importante.
Processamento de dados, formulações de biotintas e integração de diferentes tecnologias de fabricação são algumas áreas-chave na bioimpressão que podem mimetizar os diferentes aspectos hierárquicos dos tecidos nativos.
Quer saber mais?
Assuntos como esse serão detalhados nos cursos da BioEdTech.
Apresentaremos os desafios da área como metodologia de capacitação.
Gosta da área de Bioimpressão?
Não perca os cursos exclusivos da BioEdTech, focados diretamente nos desafios presentes da área.
Sobre a pesquisadora:
Janaina Dernowsek: Bióloga Geneticista e Pesquisadora na área de Biofabricação e Bioimpressão de Tecidos. Pesquisadora associada ao Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, INCT - Regenera e UNIFESP. - Idealizadora da BioEdTech (formação e capacitação em Bioimpressão), e do projeto Bio3Data (software para a Bioimpressão). Sabia mais aqui!
Como citar essa matéria:
DERNOWSEK, JA . Bioimpressão 4D x Bioimpressão 3D. Blog BioEdTech. São Paulo, 09 mar. 2019. Disponível em: <https://www.bioedtech.online/blog/resolu%C3%A7%C3%A3o-e-forma-na-bioimpress%C3%A3o> Acesso em: 18 mar. 2019.
Comments