top of page

Novameat imprime o "maior protótipo de carne feito a partir de cultura celular” do mundo



A startup espanhola Novameat, com sede em Barcelona, desenvolveu aquele que é considerado "o maior protótipo de carne à base de células provenientes de cultura celular do mundo até hoje”, conforme revelado pela food tech em uma entrevista recente. Em declarações ao portal FoodNavigator, o fundador e CEO da Novameat, Giuseppe Scionti, disse que a capacidade da empresa de imprimir peças de carne inteiras em 3D poderia representar um divisor de águas para a indústria de carne insustentável.


A startup já havia criado carnes à base de plantas impressas em 3D e um “bife” vegano usando sua tecnologia de microextrusão patenteada.


“Nossos maiores protótipos de carne à base de células - ou você pode chamá-los de análogos híbridos de carne, já que misturamos células adiposas de mamíferos com um scaffold (matriz de suporte tridimensional) vegetal biocompatível - alcançam 22.500 mm³ em volume” disse Scionti à publicação.

A Novameat decidiu adotar essa abordagem híbrida para proteínas alternativas a fim de promover a maior independência possível em relação a cadeia de abastecimento de carne insustentável, e para que o uso de tecnologia baseada em plantas e células permita superar os principais obstáculos que os espaços cultivados continuam a enfrentar.


Bife à base de plantas impresso em 3D da Novameat (Fonte: Novameat)


“Se realmente quisermos ver a carne feita a partir de cultura celular competindo em preço com a carne convencional, existem algumas limitações tecnológicas que precisam ser resolvidas”, explicou Scionti.

Entre alguns dos obstáculos que ele citou, estão encontrar alternativas para o meio de cultura celular, atualmente à base de soro fetal bovino (FVS) e opções de scaffolds compatíveis. Já existem startups trabalhando justamente nessas questões, como a DaNAGreen, em Seul, a Matrix Carnes, em Ohio, a Cass Materials, em Perth, e a Tiamat Sciences, em Bruxelas.


Além disso, Scionti acredita que as proteínas alternativas atuais já existentes no mercado, como hambúrgueres e salsichas vegetais, ou os nuggets de frango à base de células da Eat Just (que por enquanto é o único produto criado a partir de cultura celular comercialmente disponível) ainda não oferecem opções de cortes inteiros de carnes que são realistas em sabor, textura e experiência em relação às carnes de animais reais - e que produtos híbridos baseados em plantas e células podem ser a chave para resolver isso.


“Almôndegas, hambúrgueres, nuggets e cortes de peças inteiras já estão prontos. Mas se eu fosse a um restaurante sofisticado - onde espero que as carnes à base de células sejam vendidas nos próximos anos - para experimentar a carne à base de células, eu preferiria experimentar um corte espesso de bife Kobe Wagyu ou variedades caras de frutos do mar. E não vejo muitos avanços nesse sentido ainda ”, disse Scionti na entrevista.

Outras startups que estão apostando nesta abordagem híbrida incluem a Moolec Science, que afirma que seu método será "10 vezes mais econômico", e a empresa israelense MeaTech, que adquiriu a plataforma Peace of Meat de gordura obtida a partir de células para lançar produtos que incorporem ingredientes vegetais e celulares e acelerem sua rota de comercialização. A food tech britânica Higher Steaks também lançou protótipos híbridos de barriga de porco e bacon.



Protótipo da Higher Steaks de bacon à base de células que contém células de origem animal e vegetal (Fonte: Higher Steaks)


A Novameat, embora seja talvez a primeira a lançar um grande pedaço de carne, não está sozinha na corrida para desenvolver protótipos de cortes de carne cultivados realistas que podem replicar o músculo e o tecido adiposo de seus equivalentes animais.


Recentemente, pesquisadores da Universidade McMaster detalharam em um artigo acadêmico um novo método de produção de carne cultivada, empilhando finas camadas de células que foram cultivadas em laboratórios em um produto final que se assemelha a peças de carnes inteiras.


Enquanto isso, a Eat Just, após lançar os primeiros nuggets de frango fabricados a partir de cultura celular a serem vendidos comercialmente, disse que pretende acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de proteínas baseadas em células em seu centro de fabricação global em Singapura para sua marca Good Meat, com o próximo passo sendo criar carnes de frango mais texturizadas nos próximos dois ou três anos e depois cultivar os ossos, asas e cartilagem da carne animal também.


Principais referências utilizadas na matéria:

HO, S. Spanish Food Tech Novameat 3D Prints The ‘World’s Biggest Cell-Based Meat Prototype’, Green Queen. Publicado em: 27 de janeiro de 2021. Disponível em: https://www.greenqueen.com.hk/spanish-food-tech-novameat-3d-prints-the-world-biggest-cell-based-meat-prototype

SOUTHEY, F. ‘World’s biggest’ piece of cell-based whole cut analogue developed: ‘Meatballs, burgers and nuggets have already been done’. FoodNavigator Publicado em: 25 de janeiro de 2021. Disponível em: https://www.foodnavigator.com/Article/2021/01/25/Novameat-develops-world-s-biggest-piece-of-cell-based-whole-cut-meat-analogue


Como citar essa matéria:

POLEY, I. M. A startup espanhola Novameat imprime o "maior protótipo de carne feito a partir de culturas celulares do mundo". Publicado em: 07 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://www.bioedtech.online/post/novameat-maior-prototipo-de-carne-feito-a-partir-de-cultura-celular


Isabela Poley é engenheira química, mestre em Energia e Sustentabilidade e doutoranda em Bioengenharia pela UFMG. Possui experiência em desenvolvimento de hidrogéis para a bioimpressão, é analista de engenharia e analista de dados.

Isabela é COO da startup BioEdTech, na qual sua principal atividade é a coordenação das atividades educacionais e de inovação em biofabricação 3D.

95 visualizações0 comentário
bottom of page