Eu já imaginava a versatilidade dessa tecnologia emergente e, a cada ano, sua potencialidade em vários mercados aumenta.
A tecnologia de impressão tridimensional (3D) tem um grande potencial no avanço da medicina clínica. Atualmente, as estratégias de aplicação in vivo para produtos de macroescala impressos em 3D são limitadas ao implante cirúrgico ou impressão 3D in situ no trauma exposto, ambos exigindo a exposição do local da aplicação.
Nesse trabalho publicado na Science Advances, o grupo de pesquisadores da China, EUA e Bélgica mostram uma tecnologia de impressão 3D com base em fotopolimerização digital (DNP) por infravermelho próximo (NIR), que permite a bioimpressão 3D não invasiva in vivo de construções de tecidos.
Nesta tecnologia, o infravermelho é modulado em padrão personalizado por um micro-espelho, e projetado dinamicamente para induzir espacialmente a polimerização de soluções de monômero. Por irradiação ex vivo com o NIR padronizado, a biotinta injetada na camada subcutânea pode ser impressa de forma não invasiva em construções de tecidos personalizadas in situ.
Diagrama esquemático da bioimpressão 3D não invasiva baseada em DNP.
O grupo demonstrou que sem implante cirúrgico, um tecido personalizado semelhante a orelha foi reconstruída em um scaffold (estrutura 3D) conformal carregado de células e obtidos in vivo por meio dessa tecnologia.
Este trabalho demonstra um sistema de bioimpressão baseado em DNP, as quais as construções complexas podem ser biofabricadas camada por camada usando a polimerização NIR iniciada por nanopartículas UCNP @ LAP.
UCNP - Nanopartículas para conversão ascendente de energia revestida com fenil-2,4,6-trimetilbenzoilfosfinato de lítio com fotoiniciador de luz azul/UV.
Bioconstruções personalizadas podem ser bioimpressas de maneira não invasiva mostrando potencial de aplicação clínica. Este trabalho fornece a prova de conceito para uma bioimpressão não invasiva in vivo que ABRE um novo segmento metodológico para a impressão 3D médica e avançaria em tratamentos minimamente invasivo.
REFERÊNCIA PRINCIPAL DA MATÉRIA: Noninvasive in vivo 3D bioprinting https://advances.sciencemag.org/content/6/23/eaba7406
Quer saber mais sobre essa tecnologia que envolve métodos de biofabricação e bioimpressão de tecidos? A Bioedtech oferece capacitação online e presencial.
Comentários