Impressão 3D de alimentos: Uma nova tendência mundial

Atualmente, tem crescido a procura por fontes de proteína alternativa a de animais. Devido a questões principalmente éticas (abatimento de animais) quanto sustentáveis (excesso de poluição e gasto de água), o mercado de proteínas alternativas tem sido um mercado aquecido, com projeções mercadológicas muito animadoras.


O mercado de impressão 3D de alimentos está em crescente expansão. O seu crescimento foi estimado em aproximadamente US$ 76,9 milhões em 2021 e deve chegar a US$ 872,4 milhões até 2028. Diversas startups ao redor do mundo já estão apostando no desenvolvimento de produtos alimentícios 100% impressos em 3D. Observando essa tendência global, a BIOEDTECH inova mais uma vez trazendo esse curso exclusivo nunca antes oferecido no Brasil focado na impressão alimentícia. Esse é um curso 100% presencial e prático, onde todos os alunos terão a oportunidade de imprimir em tempo real construídos alimentícios!


O curso será focado em três áreas principais: A impressão de análogos a carne; impressão de gomas e suplementos para idosos e crianças; impressão de petiscos para pets.

Nas práticas, você aluno terá a oportunidade de aprender todas as etapas que compreendem o processo de Impressão e Bioimpressão 3D - desde como definir a sua geometria de interesse, como funciona uma bioimpressora e como desenvolver uma pasta alimentícia adequada para o consumo!

Achou que era só isso?!


Além das práticas, teremos palestras com profissionais da área que irão dar um panorama de como essa área está se desenvolvendo. Também teremos DEGUSTAÇÃO das peças impressas, brindes e muita mão na massa!


Com participação especial do professor Casé, o primeiro Bugs cook do Brasil! Que nos trará uma visão do mercado de proteínas alternativas, como as de insetos. Com décadas de experiência na área, ele trará sua expertise em como introduzir insetos na alimentação tanto humana quanto animal. Com direito a demonstração e degustação em tempo real dos alimentos impressos em 3D!


Confira o conteúdo programático:

-> Dia 8

9:00 Abertura (apresentação da empresa e visita as instações do SENAI Biotecnologia) - Janaína Dernowsek (Geneticista, cientista e empreendedora. Co fundadora da Bioedtech e Quantis)


9:40 Palestra: A versatilidade da Bioimpressão 3D - Letícia Charelli (Diretora geral setor educacional da Bioedtech)


10:00 Palestra: Um Overview das soluções Merck para a Impressão 3D - Cristina Moreira e Caio Gomes (Merck Brasil)


10:20 Coffee break


10:40 Prática I: Como configurar a sua impressão 3D: Primeiros passos - Carlos Marques (CTO, bioedtech)


11:40 Prática II: Como funciona uma Bioimpressora na prática? - Carlos Marques (CTO, bioedtech)


12:40 Almoço


14:00 Palestra: Porque imprimir alimentos? Os prós e contras dessa nova tendência mundial - Maria Malagutti (Chefe de operações, bioedtech)


14:20 Palestra: O papel do amido na impressão 3D de alimentos - Bianca Maniglia (Engenheira química e especialista em impressão 3D de alimentos com géis de amidos funcionais)


14:40 Palestra: As aplicações e o potencial de carnes cultivadas - Amanda Leitolis (Especialista em carne cultivada, The Good Food Institute)


15:00 Prática III: O uso do amido como hidrogel na impressão 3D - Bianca Maniglia (Engenheira química e especialista em impressão 3D de alimentos com géis de amidos funcionais.)


15:30 Prática IV: Princípios básicos da impressão de análogos a carne animal - Maria Malagutti (Chefe de operações, bioedtech); Isabela Poley (Co-CEO da Bioedtech)


17:00 Bate papo final + Sorteio de brindes exclusivos

-> Dia 9

9:00 Palestra: Alimentos do futuro: Proteínas de insetos como fontes alternativas de alimentação humana e animal - Professor Casé Oliveira (o primeiro bug’s cook do Brasil, bio gastrólogo e presidente da associação brasileira de criadores de insetos)


9:30 Coffee break


10:00 Prática I: Impressão e degustação de pastas alimentícias com proteínas de insetos para a alimentação humana e animal- Professor Casé Oliveira (o primeiro bug’s cook do Brasil, bio gastrólogo e presidente da associação brasileira de criadores de insetos)


12:00 Almoço


14:00 Palestra: Da Bioimpressão de órgãos no espaço à Impressão de alimentos customizados: A fantástica jornada do brasileiro Frederico Sena - Frederico Sena (Expert internacional em Bioimpressão e solucionador de problemas)


14:30 Palestra: Como disruptar beyond the pill na indústria farmacêutica? - Denis Leopoldino Carnevalli (Diretor de Tecnologia Digital, Myralis)


14:50 Prática II: Impressão 3D e degustação de suplementos alimentares/nutraceuticos - Letícia Charelli (Diretora geral setor educacional da Bioedtech); Thais França (Biotecnologista e Head marketing da Bioedtech)


16:50 Bate papo final (encerramento + sorteio de brindes exclusivos)




 

Carga horária: 16 horas

Data: 8 e 9 de julho de 2022

Local: Instituto SENAI de Biotecnologia

Endereço: Rua Anhaia, 1321 - Bom Retiro, São Paulo - SP

Investimento: 1500,00

Temos descontos promocionais para estudantes, pesquisadores e grupos de 4 ou mais pessoas! Entre em contato conosco pelo email: suporte@bioedtech.com.br



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo