O colágeno tem um papel funcional importante na formação de tecidos e órgãos e também está envolvido em várias expressões funcionais das células.
O uso de biomateriais à base de colágeno em aplicações de engenharia de tecidos e medicina regenerativa tem crescido intensamente nas últimas décadas.
A aplicação de produtos derivados de colágeno como biomateriais tem enormes vantagens na biomedicina, devido à estrutura natural desses produtos como suporte biológico para células e scaffolds para regeneração de tecidos e sua biocompatibilidade. Além disso, ele é amplamente utilizado como sistema transportador para a entrega de drogas, proteínas e genes. Devido à sua superior biocompatibilidade e baixa imunogenicidade, o colágeno ainda é a proteína de escolha para a preparação de biomateriais. O colágeno levou ao desenvolvimento de tecidos de bioengenharia, como substitutos ósseos, estruturas de tecidos e cartilagens.
O estudo do colágeno nativo para sistemas de administração de medicamentos e engenharia de tecidos pode levar a uma melhor compreensão das doenças patológicas.
Espera-se que os biomateriais à base de colágeno se tornem uma substância útil da matriz extracelular para várias aplicações biomédicas no futuro. Entretanto, a matéria prima extraída de tecidos ou produzida por métodos biotecnológicos deve ter um alto grau de pureza livre de endotoxinas, ser biocompatível, bioativo, biodegradável, não causar reação imunológica e ser útil como um "suporte"tridimensional para as células.
Existem várias empresas no Brasil e no exterior produzindo colágeno para diversos segmentos do mercado, mas devemos ter uma atenção redobrada quando desejamos desenvolver tratamentos eficazes para a medicina regenerativa.
É pertinente pontuar que para "translacionar" um método para tratamento de pacientes requer, acima de tudo, uma matéria prima eficaz, de alta pureza, com segurança biológica e sanitária.
BIOFABRICAÇÃO DE INSUMOS BIOLÓGICOS DE ALTA PERFORMANCE - COLÁGENO BIOFABRICADO
EM INTERESSA NA TECNOLOGIA DE FRONTEIRA
VEJA OS CURSOS SOBRE BIOIMPRESSÃO 3D DE TECIDOS DA BIOEDTECH
www.bioedtech.com.br
Comments