top of page

Bioimpressoras da Bioedtech são referenciadas em artigo internacional de alto impacto

Modelo V4 desenvolvido pela Bioedtech [Fonte: Bioedtech]

Em um estudo publicado pela revista Applied physics review, autores renomados na área de Bioimpressão e Biofabricação, discutiram a importância de desenvolver e comercializar Bioimpressoras funcionais e de baixo custo.


Dentre as máquinas citadas, dois modelos de Bioimpressora desenvolvidos exclusivamente pela Bioedtech ganharam espaço no estudo. Esses modelos são a BioedprinterV2 e a BioedprinterV4

O modelo V2, é uma Bioimpressora baseada em extrusão mecânica, com precisão de até 25µm e que comporta duas seringas. Possui um sistema de resfriamento e aquecimento que pode ser acoplado as seringas ou a mesa de trabalho. Além dessas propriedades, a máquina ainda possui um sistema de fotocuragem, através da luz UV. O modelo também vem acompanhado de uma câmera para a visualização, em tempo real, do construído bioimpresso.


Modelo v2 [Fonte: Bioedtech]

O modelo V4, é um dos modelos mais robustos e completos desenvolvido por uma empresa brasileira. Essa Bioimpressora agrega - além do sistema de extrusão mecânica - um sistema piezoelétrico (baseado em gotas) com precisão de 1µm!! Aceita até 4 seringas com biotintas distintas, um sistema de fotocuragem, através da luz UV, acoplado a uma capela UV para o pós processamento do construído. Além disso, com essa Bioimpressora é possível Bioimprimir esferoides e organoides celulares de forma mais controlada. O diferencial competitivo desta máquina é a sua capacidade modular. Ou seja, a possibilidade de acoplar até quatro seringas diferentes, permite que o usuário possa biofabricar construídos tissulares heterogêneos, tendo assim um modelo de estudo mais fiel ao tecido humano.


Modelo V4 [Fonte: Bioedtech]
Por serem Bioimpressoras de baixo custo, com boa precisão e desempenho, contendo módulos que se adequam as necessidades de cada usuário, as máquinas da Bioedtech foram citadas internacionalmente ao lado de grandes players mundiais, como Cellink e CyFuse Biomedical

As máquinas da Bioedtech são vendidas associadas a um kit de Bioimpressão para os seus clientes. Esse kit foi desenvolvido para tornar a experiência do usuário ainda mais completa na hora de Bioimprimir. Ele é composto pelos principais hidrogéis utilizados internacionalmente, um microscópio e balança portáteis, ponteiras e seringas para a Bioimpressão de construídos com diferentes espessuras. Caso seja de interesse do cliente, também são adicionados Biodevices ao kit. Os Biodevices são moldes exclusivos, desenvolvidos pela Bioedtech, que permitem a produção em larga escala de esferoides e organoides celulares. De modo que, o usuário possa produzir a sua própria biotinta e já testar na máquina que acabou de ser adquirida.


A procura por Bioimpressoras de baixo custo, com bom desempenho e com interface amigável, tem crescido mundialmente. Estima-se que o mercado de Bioimpressão possa chegar a valer 1.4 bilhões de dólares em 2024, comparado a 2019 no qual o seu valor era de 306.2 milhões. Esse crescimento é projetado devido a alta versatilidade que a tecnologia de Bioimpressão possui. Muito além da bioimpressão de órgãos em laboratório, com ela é possível alcançarmos alimentos mais saudáveis, prolongar a vida dos pets, reduzir o uso de cobaias animais, produzir energia mais sustentável e até mesmo acelerar o desenvolvimento de vacinas!


Embora seja um mercado promissor, com potencial real de impactar positivamente a sociedade, os autores destacam que uma das grandes limitações que ainda temos que enfrentar dentro do campo de Bioimpressão é a falta de mão de obra capacitada. Sendo esse um dos principais motivos que retardam o avanço dessa tecnologia.

Se antecipando a essa "dor de mercado" a Bioedtech também tem como estratégia investir na capacitação de recursos humanos. Para isso, desenvolvemos uma plataforma EAD que contém mais de 40 horas de aulas com especialistas - nacionais e internacionais - na área de Bioimpressão e Biofabricação. Na plataforma, podem ser encontrados diversos pacotes, desde os níveis básico, intermediário até o avançado.


A cada ano que passa, a Bioimpressão se consolida ainda mais no mercado como uma das tecnologias mais promissoras. Com a ascensão dessa tecnologia, a demanda por profissionais capacitados nessa área também crescerá. E você, está pronto para ser um profissional do futuro?


Referências

GARCIAMENDEZ-MIJARES, Carlos Ezio; AGRAWAL, Prajwal; MARTÍNEZ, Germán García; JUAREZ, Ernesto Cervantes; ZHANG, Yu Shrike. State-of-art affordable bioprinters: a guide for the diy community. Applied Physics Reviews, [S.L.], v. 8, n. 3, p. 031312, set. 2021. AIP Publishing. http://dx.doi.org/10.1063/5.0047818.


https://www.prnewswire.com/news-releases/current-bioprinting-prospects-and-future-innovations-300830163.html


126 visualizações0 comentário
bottom of page